sexta-feira, 14 de junho de 2013

Tarot – Origem e conceito
O Tarot é um processo místico por via do qual se produzem oráculos. A origem do Tarot é incerta, sendo que se perdeu no horizonte dos tempos. Algumas fontes advogam que a sua origem remonta ao Antigo Egipto, sendo que outras dizem que na verdade terá tido origem na Europa aquando das invasões árabes,e  outras mesmo centram o surgimento desta pratica no Sec XVII/XIX como uma forma de jogo palaciano para entretimento de salão entre a aristocracia.
Seja como for, o procedimento que o Tarot usa para produzir oráculos, encontra-se retratado na Bíblia, o que faz pressupor que há mais de 5.000 anos que esse método é praticado, fosse com dados, fosse com lanças ou pedras. E que método é esse?
A Bíblia refere-se diversas vezes ao «lançamento de sortes» como forma de obter respostas de uma divindade. Eis alguns exemplos desse facto:
Os homens lançam dardos para tirar a sorte, mas a sentença vem de Deus
 
Provérbios 16,33
depois disseram uns aos outros:«vamos deitar sortes para ver quem é o culpado desta desgraça que nos esta a acontecer». Tiraram sortes, e ela caiu sobre Jonas
 
Jonas 1,7
Em seguida, fizeram esta oração a Deus: «Senhor, Tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois escolheste para ocupar, no serviço do apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino». Então tiraram á sorte entre os dois. E a sorte recaiu sobre Matias, que foi juntado ao número de 11 apóstolos.
 
Actos Apóstolos 1,24-26
 
Ora, o Tarot obedece a esse mesmo método que se encontra descrito na Biblia, ou seja, através de um jogo de sorte, ( as cartas), que são tiradas ao acaso, (por isso: «lançamento de sorte»), obtem-se respostas oraculares sobre o passado, o presente e o futuro.
Cada carta do tarot chama-se «arcano», A etimologia do termo advêm do latim «Arcanu», que  significa «secreto», ou «segredo profundo», ou «mistério», ou «oculto». O Tarot tem por isso a função de desvendar aquilo que esta oculto. Há quem defenda que isso significa na verdade que o Tarot, (tal como a astrologia), tem a finalidade de revelar as energias, forças e influencias espirituais, ( invisíveis e ocultas), que se estão manifestando nas nossas vidas e fazendo-nos assim entrar pelos rumos de vida em que nos encontramos, e em que nos encontraremos.  
 
Ao faze-lo, o Tarot revela as grandes tendências que se estão manifestando na vida de uma pessoa,
revela o conjunto de forças espirituais que estão actuando sobre a sua existência, e permite dessa forma revelar verdades espirituais
e desenhar um mapa dos rumos que se podem tomar de forma a evitar a dor, a angustia, o tormento, a perda, optando por rumos que levam á harmonia, paz, felicidade e vitoria

Sem comentários:

Enviar um comentário